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10 tendências que irão desenhar 2024 baseado nos hábitos dos consumidores

Marketing
Tendências

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Para empreendedor

O ano já começou, momento em que vários relatórios de tendências das diferentes casas e institutos já foram lançados e nesse contexto, trago aqui a minha seleção e curadoria dos 10 principais comportamentos que irão guiar marcas e negócios nesse ano de 2024.


1- A personalização passa a ser extrema


Produtos, conteúdo e campanhas “de prateleira” não funcionam mais. A personalização continuará a evoluir, especialmente com IA e a análise de dados permitindo comunicações altamente específicas. Com isso, passamos a ter uma personalização extrema, feito especialmente para você, no seu momento e no seu lugar. Os consumidores esperam conteúdo que dialogue com suas necessidades e desejos individuais. Desafio maravilhoso para times de produto e comunicação que viram seus trabalhos mudarem radicalmente com esse comportamento.


2- Inteligência artificial como a ferramenta para personalização e automação


A IA continua com tudo e segue como uma ferramenta muito importante para customizar em grandes escalas e segmentar em nichos. Ela está cada vez mais sofisticada e traz análises de dados mais avançadas para a tomada de decisão. Trabalhos rotineiros podem ter a ajuda da IA para dedicar o tempo para o correto prompt e o uso do pensamento crítico e da criatividade. Nesse contexto, temos também um consumidor que não aceita mensagens e experiências que não estejam 100% fluidas. Fica a dica.

3. Vamos ouvir podcasts cada vez mais nichados


Falando em segmentação e customização, os últimos dois anos representaram um boom no mundo dos podcasts e o ano de 2024 servirá como um importante momento de concretização do conteúdo por áudio. Mais do que isso, o conceito de videocast se fortalecerá, com conteúdos nichados, focando nas demandas específicas de cada segmento e público-alvo. Eu adoro e já inclui isso na minha rotina, seja no tempo de deslocamento,
seja nas caminhadas ou a academia. Grande oportunidade de comunicação de marcas e serviços para falar com públicos bem específicos.


4- O detox digital se torna recorrente e para todos


Já vemos frequentemente criadores de conteúdo e influenciadores em momentos de “detox digital”, mas agora, esse comportamento passa a ser mais massivo, devido aos benefícios que alguns dias longe das telas e das conexões geram.

5. Marcas abraçando causas e responsabilidade social continuam imperativos


A busca por marcas com propósito e que tenham causas bem definidas continuará a crescer. Os consumidores esperam que as empresas demonstrem compromisso com causas sociais e ambientais e resolvam problemas da nossa sociedade, com uma postura protagonista em relação a isso. Não basta ter uma marca bacana, um produto de alta qualidade, consumidores exigem mais. As marcas que incorporarem a responsabilidade social na estratégia terão vantagem competitiva significativa.


6. Longevidade começa a ser algo mais recorrente e alcançável


Avanços na área da saúde, medicina preventiva, melhor qualidade dos alimentos, importância dos exercícios e com o seu bem-estar abrem uma avenida para alcançarmos uma vida mais longeva. Chegar aos 100 anos passa a ser uma possibilidade, algo possível de alcançar e mostra um caminho para marcas e serviços que atuam nesses segmentos. Para inspiração, vale assistir à série da Netflix: Viver até os 100 anos – o segredo das zonas
azuis.


7. A proteção e privacidade de dados: nem tudo pode


Aumento de regulamentações contra as grandes empresas de tecnologia para proteger os dados e a privacidade das pessoas online passa a ser algo mais intenso. Benefícios para os consumidores que passam a estar menos vulneráveis.


8. Depois da influência, a “desinfluência” ganha força.


Cansados de ouvir o que comprar e por qual motivo, muitos consumidores sentem falta autenticidade e também humildade no discurso das marcas. Esses foram os pontos essenciais que deram origem a uma tendência de “desinfluência”, onde os influenciadores e criadores de conteúdo dizem aos seus seguidores as razões pelas quais não devem comprar um produto ou serviço, e o que deveriam comprar ou fazer em vez disso.

9. Consumidor ultra-racional


A mixegenação dos canais de compra fez com que os consumidores tenham uma grande facilidade de pesquisar, comparar preços, tamanhos, disponibilidades e marcas, entre outros atributos. Conseguem facilmente ler os reviews, ver como produtos são feitos e como os serviços são executados. Esse comportamento, somado as resseções econômicas, fazem termos um consumidor ultra-racional, muito mais analítico, o que deixa a compra
por impulso, muito mais difícil de acontecer. Ele tem a informação como seu guia de compra.

10. Micro comunidade, muito engajadas


Há bastante tempo se fala nas comunidades, a poderosa influência que uma boa conexão e o um engajamento pode gerar através de uma comunidade bem construída. O que muda agora é que elas ficam, assim como falei dos podcasts, ainda mais especificas, nichadas, com uma conexão ainda maior e mais frequente. Como se você estivesse no grupo do whatsapp dos seus melhores amigos. Algumas diferenças são que, muitas vezes elas passam a ser pagas, gerando fontes de renda para os criadores de conteúdo, além da publicidade.


E você, e a sua marca, e o seu negócio, estão preparados para essas tendências? Qual tendência você tiraria da lista e o qual você incluiria?

Um bom 2024 a todos!

Autor

Ana Paula Krainer

Chief - Marketing e Estratégia

Executiva de marketing, estratégia e transformação de negócios com 20 anos de experiência nos segmentos de consumo e pharma/saúde como Coca-Cola, PepsiCo, Mondelez e MSD, no Brasil, LATAM, Estados Unidos e times globais.

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