Blog

A Era da Escassez Crônica de Habilidades e o Modelo de Trabalho “On-Demand”

Contratação
Futuro do Trabalho
Gestão

Publicado em:

Open talent

Nos últimos anos, o maior questionamento que recebi, sentada na mesa de negócios, foi: “Como podemos encontrar pessoas com as habilidades certas para fazer o que precisa ser feito no momento certo?”

A escassez crônica de habilidades é um fenômeno global e afeta muitos segmentos de mercados diferentes. As causas são diversas, mas considero que muitas delas estão relacionadas ao aumento da demanda por profissionais altamente qualificados em áreas específicas, bem como a falta de investimento em educação e treinamento (mas esse é um assunto para um outro momento).

A consequência disso é que as empresas estão levando mais tempo para encontrar os profissionais ideais e, consequentemente, estão perdendo velocidade e oportunidades de negócio ou atrasando projetos estratégicos por falta de executivos qualificados.

A Chiefs.Group foi justamente a resposta para essa dor que está num modelo que ainda chamamos de “futuro” e, pra mim, é mais “presente” do que nunca: o modelo de contratação de executivos on demand.

Executivos on demand são profissionais experientes, altamente qualificados e especializados em diferentes áreas, que, no geral, são contratados por um período determinado ou por projeto, para atender às necessidades específicas de uma empresa.

Esse profissional é capaz de contribuir com sua expertise na resolução de problemas e elaboração de estratégias, sem a necessidade de um vínculo empregatício permanente.

Diferentemente da contratação de um executivo em período integral, que envolve despesas fixas como salário, benefícios, impostos e outros gastos, os executivos on demand são contratados apenas quando necessário, o que permite às empresas reduzirem significativamente seus gastos com contratação tradicional e manterem-se flexíveis a possíveis mudanças na demanda existente.

Além disso, há um benefício, talvez intangível num primeiro momento, relacionado à inovação. Como comentei, esses profissionais são altamente qualificados e trazem consigo experiência em diversos setores do mercado. A sua contratação pode ser voltada para uma determinada necessidade, desde a criação de novos processos ou produtos, até a otimização de processos existentes ou a resolução de problemas específicos. Dessa forma, há uma maior possibilidade de inovação e aprimoramento de práticas existentes dentro da empresa.

Um outro benefício claro que este modelo oferece é relacionado a transformação digital. Com ela, novas ferramentas e processos precisam ser implementados. Neste sentido, é comum que as empresas não tenham profissionais suficientes ou a expertise necessária para a implementação dessas mudanças. E é exatamente aqui que a contratação de executivos sob demanda, que possuem experiência e conhecimentos específicos, pode ajudar a empresa a se tornar mais ágil, melhorar sua eficiência, e ajudar a atender às necessidades e demandas dos clientes.

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, simplicidade, eficiência e assertividade podem fazer muita diferença e o modelo sob demanda trás esses três elementos para ambas as partes: empresas e executivos.

Para a empresa, isso significa que ela pode contratar um profissional altamente qualificado com custo mais baixo, de forma mais rápida e encerrar o contrato quando o projeto terminar, de forma simples, sem a burocracia e o desgaste de demissões.

Para o executivo sob demanda, isso significa que ele pode trabalhar em vários projetos e empresas ao mesmo tempo, o que possibilita o desenvolvimento de um networking amplo e diversificado e ampliação do seu leque de experiências.

Desta forma, a contratação de executivos sob demanda tem se mostrado uma opção viável para as empresas que precisam de soluções ágeis, resultados imediatos e conhecimento especializado. A economia de custos, flexibilidade, expertise e inovação são apenas alguns dos inúmeros benefícios que essa modalidade também traz para o mundo corporativo.

Para os profissionais altamente qualificados, o mercado se expande, permitindo novas possibilidades e oportunidades de trabalho.

Luciana Carvalho 

CEO e co-founder da Chiefs.Group

Autor

Luciana Carvalho

CEO

Co-founder e CEO da Chiefs.Group. Experiência de mais de 15 anos atuando em Recursos Humanos. Formada em Psicologia pela PUC-MG, pós graduação em Gestão de Pessoas pela FGV e realizou seu Executive Program em Stanford. Experiência em empresas como Ambev, Sinch e Movile, onde foi protagonista na criação de dois unicórnios no Brasil. Ampla experiência na construção e manutenção de culturas organizacionais fortes com foco em alta performance. Atuação em M&A, Modelo de Gestão, Mudança e Design Organizacional. Conselheira de empresas nacionais e multinacional de capital aberto.

Conteúdos recentes

Siga nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos
LinkedInInstagramFacebook